29/09/2021 às 21:52 Mamãe e Bebê

Atividade física na gestação

1742
2min de leitura

Sabemos que a gestação é um dos períodos mais bonitos da vida de uma mulher e nada melhor do que prepararmos o corpo e a mente para aproveitarmos cada dia dessa fase mágica e espetacular. O acompanhamento de um profissional de fisioterapia nesta fase tem a finalidade de reduzir os desconfortos musculoesqueléticos e até mesmo respiratórios naturais da gestação e melhor preparar o corpo para o parto. Principalmente após a 20° semana de gestação, é comum o surgimento de alterações posturais devido ao aumento do útero e de instabilidade articular. Esses aumentos ocasionam mudança no centro de gravidade corpóreo podendo gerar hiperlordose lombar, hiperextensão da cervical, aumento da extensão de joelhos e tornozelos como mecanismo de compensação e adaptação do corpo para melhora do equilíbrio.

Outras queixas frequentes encontradas na literatura são: aumento da fadiga muscular, edema em membros inferiores principalmente no terceiro trimestre da gestação, tensão muscular e alterações respiratórias. Essas entre outras tantas adaptações do corpo, podem resultar em dores ou desconforto para as mamães. Os desconfortos presentes uma vez reduzidos, proporcionam à gestante uma melhor qualidade de vida, gerando assim bem-estar ao feto.

A prática da atividade física tem evidenciado, de um modo geral, benefícios e resultados positivos quando moderados e orientados por profissionais capacitados. Quando sem restrições médicas, atividades como por exemplo pilates, fisioterapia, RPG, caminhadas, treinos orientados e hidroterapia proporcionam uma melhor conscientização corporal, estímulo do autocuidado com o corpo na gravidez, melhora no controle miccional, viabiliza uma melhora no condicionamento físico aumenta a força articular e abdominal que proporciona melhor desempenho na hora do parto, e melhora da recuperação pós-parto, seja ele normal ou cesárea. 

E aí mamães, vários motivos para se movimentar não é mesmo? Vamos aproveitar e curtir muito essa fase única que sem dores se torna melhor ainda.

Laura Galvão Neves Carvalho

Fisioterapeuta – Crefito 200.027-F         

Se você gostou deste post e tem outras dúvidas sobre atividades físicas na gestação ou outro assunto que gostaria de saber, deixe um comentário!Vamos adorar te responder!

QUER combinar o seu Ensaio de Família? Clica aqui -> WHATSAPP DA KELLY

29 Set 2021

Atividade física na gestação

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

atividade física caminhadas cesárea consciência corporal corpo e mente corpo na gravidez exercício físico fisioterapia fotografia gestante gravidez hidroterapia mulher parto parto normal pilates pós-parto RPG treinos orientados

Quem viu também curtiu

31 de Out de 2017

O uso da Laserterapia para amamentar sem dor

04 de Ago de 2019

Amamentar é loucura, razão e se doar por inteiro! [Amamentação e Vida Real]

16 de Mai de 2017

Eu vou amamentar?

Vamos conversar?
Logo do Whatsapp