16/07/2016 às 10:25 Mamãe e Bebê

Atividade física na gestação

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Sabemos que a gestação é um dos períodos mais bonitos da vida de uma mulher e nada melhor do que prepararmos o corpo e a mente para aproveitarmos cada dia dessa fase mágica e espetacular. O acompanhamento de um profissional de fisioterapia nesta fase tem a finalidade de reduzir os desconfortos musculoesqueléticos e até mesmo respiratórios naturais da gestação e melhor preparar o corpo para o parto. Principalmente após a 20° semana de gestação, é comum o surgimento de alterações posturais devido ao aumento do útero e de instabilidade articular. Esses aumentos ocasionam mudança no centro de gravidade corpóreo podendo gerar hiperlordose lombar, hiperextensão da cervical, aumento da extensão de joelhos e tornozelos como mecanismo de compensação e adaptação do corpo para melhora do equilíbrio.

Outras queixas frequentes encontradas na literatura são: aumento da fadiga muscular, edema em membros inferiores principalmente no terceiro trimestre da gestação, tensão muscular e alterações respiratórias. Essas entre outras tantas adaptações do corpo, podem resultar em dores ou desconforto para as mamães. Os desconfortos presentes uma vez reduzidos, proporcionam à gestante uma melhor qualidade de vida, gerando assim bem-estar ao feto.

A prática da atividade física tem evidenciado, de um modo geral, benefícios e resultados positivos quando moderados e orientados por profissionais capacitados. Quando sem restrições médicas, atividades como por exemplo pilates, fisioterapia, RPG, caminhadas, treinos orientados e hidroterapia proporcionam uma melhor conscientização corporal, estímulo do autocuidado com o corpo na gravidez, melhora no controle miccional, viabiliza uma melhora no condicionamento físico aumenta a força articular e abdominal que proporciona melhor desempenho na hora do parto, e melhora da recuperação pós-parto, seja ele normal ou cesárea. 

E aí mamães, vários motivos para se movimentar não é mesmo? Vamos aproveitar e curtir muito essa fase única que sem dores se torna melhor ainda.

Laura Galvão Neves Carvalho

Fisioterapeuta – Crefito 200.027-F                  

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16 Jul 2016

Atividade física na gestação

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